Na época, eu estava fazendo muitas instalações elétricas. Só que eu estava perdendo muitos serviços por causa do Zé Faísca.
Não sei se você já passou por isso, mas eu visitava o cliente, passava o orçamento e ele acabava fechando com alguém que cobrava muito menos do que eu.
E isso foi me desanimando muito. Por mais que procurasse justificar o meu preço com o cliente e mostrar pra ele os meus diferenciais, isso ia me desgastando dia após dia. E o desânimo começou a bater.
E, por causa disso, eu fui obrigado e procurar por novas alternativas. Eu comecei a pensar o seguinte. O que eu posso oferecer para o meu cliente que o Zé Faísca não vai conseguir oferecer?
E a solicitação de um cliente me fez enxergar uma grande oportunidade.
O cliente chegou pra mim dizendo que precisava de um croqui da instalação elétrica dele, ou seja, um mini projeto elétrico.
Eu passei o orçamento para fazer esse croqui e também executar a instalação. E, pra minha surpresa, o cliente fechou.
Naquele momento, eu percebi que eu havia encontrado um serviço que o Zé Faísca não ia saber fazer.
A sensação que eu senti naquele momento foi a seguinte: eu vou parar de brigar com o Zé Faísca lá na zona de rebaixamento. Agora, eu vou é brigar lá no alto da tabela!
E esse meu primeiro mini projeto, que na verdade era um simples croqui, eu literalmente fiz à mão. E depois deste, eu acabei fazendo vários croquis elétricos. E comecei a me diferenciar do Zé Faísca.
Tem um ditado que eu gosto muito que diz o seguinte: a água corre é para o mar. Depois de ter feito vários croquis, surgiu uma outra grande oportunidade: um cliente querendo um Projeto Elétrico Completo.
Só que eu não tinha habilitação pra fazer um projeto oficial, eu ainda não era engenheiro.
E foi aí que eu tive uma ideia que ia mudar completamente a minha vida na área elétrica.
Eu comecei a fazer uma parceria com um Engenheiro, que passou a supervisionar os meus projetos. E esse meu primeiro projeto oficial foi assim. Eu fiz todo o projeto e o Engenheiro fez toda a revisão.
E foi assim que eu comecei a tomar gosto por fazer projetos.
Com aquela parceria, eu estava conseguindo fazer meus projetos com total segurança. E mesmo quando eu cometia algum erro, o “supervisor” me ajudava a corrigir na hora. E eu fiz muitos e muitos projetos utilizando essa parceria.
E foi assim que eu passei a ganhar salário de engenheiro, mesmo ainda sendo um eletricista.
Esse é um dos exemplos de projetos que eu fiz nessa época que eu era eletricista. Nesse projeto de uma casa, por exemplo, eu cobrei o valor de sete mil reais.

Esse outro projeto é de uma clínica, e eu cobrei o valor de nove mil e quinhentos reais.

Antes da gente prosseguir, eu queria que você respondesse uma coisa pra mim agora.
Você concorda que essa é uma grande oportunidade pra você no ramo elétrico?